O Kung Fu é um sistema de luta desenvolvido na China, tendo a maior parte de seus estilos – são mais de 300 estilos catalogados na China – nascidos através da observação dos animais ou de outras metodologias.

O termo Kung Fu se tornou muito conhecido no Ocidente, identificando popularmente as artes marciais de origem chinesa, tanto as que são praticadas de mãos vazias quanto aquelas em que se usam armas antigas. No entanto, para os chineses o termo Kung Fu significa “trabalho árduo ou tempo e habilidade”, ou seja, qualquer habilidade – não apenas marcial – adquirida ao longo do tempo, com muito esforço, disciplina e perseverança. O músico que se dedica ao seu instrumento de forma aplicada, o cozinheiro que se esforça para fazer sempre o seu melhor prato, a bailarina que pratica até a perfeição, todos possuem um bom Kung Fu e com certeza, para se chegar ao domínio das artes marciais é necessário ter um bom Kung Fu.

Wushu é o termo apropriado para se referir às artes marciais (artes de guerra) chinesas em geral, sendo comum encontrar também o termo Kuoshu, que significa “arte nacional”, imposto pelo governo chinês para designar a arte marcial Wushu de uma forma mais nacionalista.

Kung Fu

KUNG FU

ARMAS DO KUNG FU

Nos dias atuais, pode parecer um tanto ultrapassada a idéia de se treinar com armas tradicionais, uma vez que as armas de fogo são largamente difundidas por todo o mundo. Diferente das técnicas de defesa pessoal, luta ou outras formas de treinamento de contato, torna-se praticamente impossível se imaginar o uso de armas tradicionais como espadas, lanças, sabres, etc. no nosso dia a dia.

Contudo, as armas para um praticante de artes marciais, representarm uma extensão de seu corpo e o treinamento com armas tradicionais do Kung Fu permite diversos benefícios para seur praticantes, além de ser uma forma extremamente vigorosa e empolgante de treinamento.

É claro que existem armas mais complexas de serem manuseadas que outras e algumas são ensinadas apenas aos alunos mais graduados, entretanto, o treinamento é seguro, visando garantir sempre a integridade do aluno e a busca pela eficiência na aplicabilidade das técnicas com a arma.

Lança
Bastão longo
Nunchako
Leque
Guan Dao
Sabre
Espada

Dança do Leão - 舞獅 - Wǔ shī

A Dança do Leão é uma reconhecida tradição do folclore Chinês e é parte importante de uma tradicional escola de Kung Fu. É parte essencial das festividades e comemorações chinesas e tem grande importância em eventos como Aberturas oficiais de jogos, recepções aos governantes, casamentos, inaugurações de negócios etc. Geralmente é realizada por escolas de Kung Fu nesses tipos de eventos para espantar os maus espíritos, trazer muita sorte, felicidade e prosperidade.
 

A Dança do Leão representa o espírito de uma escola de Kung Fu, realizada por seus membros. Nenhuma escola tradicional de Kung Fu é considerada completa sem uma equipe de Dança do Leão. Juntamente com a arte marcial, a Dança do Leão vem sendo passada de mestre para discípulo há séculos.

 

As habilidades necessárias para as apresentações incluem força, resistência, flexibilidade, equilíbrio, e a habilidade de visualizar e improvisar movimentos expressivos. A pesada cabeça do leão requer um praticante com braços e ombros fortes, e a movimentação de pernas incluem as mais variadas posturas e chutes do Kung Fu. A pessoa que fica na cauda permanece com as costas inclinadas a maior parte do tempo, o que requer pernas e costas muito fortes.

 
 

Terminologias a parte, o Kung Fu nasceu nos primórdios da civilização com a necessidade do homem de se defender, tanto dos animais, quanto de outros homens, por isso se torna muito difícil definir exatamente quando surgiu, existindo registros que datam de mais de 4.000 anos.

O Kung Fu pode ser praticado por crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos, combinando uma variada ginástica para todo o corpo, sequências de movimentos denominados Taolu ou formas, conhecido também como Kati, no Brasil, devido à influência do termo “Kata” usado no Karatê.

Alguns estilos ainda podem incluir treinamentos com armas tradicionais como bastão (Gun), facão (Dao), espadas (Jian), lança (Qiang) entre diversas outras.

Dança do Leão
Dança do Leão 2
Dança do Leão 3
Shaolin
Shaolin 2